São Paulo, domingo, 15 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como sair da "lista negra"

Quem teve um mesmo cheque depositado e devolvido duas vezes pode ter seu nome incluído no cadastro do Banco Central, mais conhecido como "lista negra".
Nesse caso, terá dificuldade para retirar talão de cheques, fazer crediários ou emitir pré-datados.
O primeiro passo para regularizar sua situação é pagar a dívida. Depois, basta levar o próprio cheque ou outro documento do credor que comprove a quitação do débito à agência bancária responsável pela sua conta corrente.
O próprio banco faz o pedido de retirada de seu nome do cadastro do Banco Central. Esse processo costuma demorar entre uma e três semanas.
Saindo da "lista negra" do Banco Central, as outras instituições de proteção ao crédito vão automaticamente retirando seu nome de seus cadastros.
Se quiser agilizar esse processo, você pode solicitar uma carta ao banco informando a regularização de sua situação e levá-la pessoalmente a esses órgãos, como Serasa, Serviço de Proteção ao Crédito, Telecheque etc.

Texto Anterior: Quando sacar a restituição
Próximo Texto: Avalie a melhor forma de pagamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.