São Paulo, domingo, 15 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guaranis admitem semelhança, mas não se enganam

Ceci e Jandira assistem novela na aldeia do Jaraguá

IVAN FINOTTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os índios guaranis que assitem à novela "Irmãos Coragem" admitem que a atriz Dira Paes se parece mesmo com uma índia. Segundo Jandira Martins, 61, mãe do cacique da aldeia do pico do Jaraguá, "Potira parece mas não é".
Sua filha Ceci, 13, chegou a pensar que a atriz fosse índia. Uma segunda olhada, no entanto, mudou sua opinião. "O cabelo dela não é tão liso", diz.
Para Helena Martins, 32, baiana casada com um índio e moradora da aldeia há 12 anos, "o modo de andar, olhar e conversar de Potira não são de índio. Sei porque convivo com eles."
A aldeia do Jaraguá existe há 30 anos e seus 30 habitantes pertencem à mesma família. São cinco casas, todas com TV. Só as mulheres assistem novelas. As crianças preferem Xuxa.
Jandira, que na aldeia só fala a língua guarani, diz que Potira não é um nome índio verdadeiro, e sim Poti. Mas, segundo ela, os atores andam pronunciando a palavra de modo errado.
"Poti" com ênfase no "i" significa "fezes, excrementos". O "poti" que se traduz por "flor", provável intenção da autora Janete Clair, deve ser dito com ênfase no "t" -algo como o "th" em inglês.

Texto Anterior: Globo encontra no cinema uma Potira com cara de índia
Próximo Texto: Atriz faz brasileira tipo exportação nas telas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.