São Paulo, terça-feira, 17 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caixa contém faixas nunca comercializadas

RUY CASTRO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Uma das novidades de "Sinatra - The V-Discs" são as faixas com acompanhamento instrumental completo (arranjos de Axel Stordahl) de canções que, na mesma época, Frank só podia gravar comercialmente acompanhado de corais, como "Close to You", "Sunday, Monday or Always", "I Couldn't Sleep a Wink Last Night" e outras.
Claro que, depois, ele as regravaria direito, mas os registros feitos para os "V-discs" têm um sabor de primeira mão, difícil de ser repetido.
Os sinatrianos mais escolados vibrarão, no entanto, é com as canções que Sinatra nunca gravaria para o comércio ou que só gravaria muito, muito mais tarde.
É o caso de "My Shining Hour", uma das criações mais perfeitas da dupla Harold Arlen e Johnny Mercer, e que Sinatra só iria gravar em 1979. Mas ei-la aqui, em 1943, recém-saída do forno, numa cortesia para os soldados.
O caso mais chocante é o da belíssima "Long Ago and Far Away", de Jerome Kern e Ira Gershwin, que Gene Kelly lançou em 1944 no filme "Modelos" e que se tornaria a campeã de royalties na biografia de Ira –rendeu-lhe mais dinheiro que qualquer canção que ele fizera em parceria com seu irmão George.
Pois a única gravação desta canção por Sinatra (até hoje, pelo menos) é a que está nesta caixa de "V-disc".

Texto Anterior: CDs mostram Sinatra na época da guerra
Próximo Texto: Cinema indiano abre espaço para mulheres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.