São Paulo, quinta-feira, 19 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

2.620 brasileiros estendem vistos

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

Apesar de o Reino Unido ser conhecido por ser rigoroso quanto a imigração de estrangeiros, o número de brasileiros que tiveram seus pedidos de permanência é bem maior do que os que não o conseguiram.
O governo britânico recusou, em 93, 130 pedidos de brasileiros que queriam aumentar seu período de permanência no país ou tentavam um visto definitivo.
No mesmo ano, 2.620 brasileiros, que já estavam no país, conseguiram prorrogar sua estadia. Outros 280 receberam um visto definitivo de permanência.
O processo de imigração é controlado pelo Ministério do Interior. O visto de entrada é exigido para cidadãos de qualquer país que não pertença à União Européia.
Há algumas facilidades para os membros do Commonwealth, associação de estados independentes que reúne ex-colônias britânicas.
Em 1992, foram admitidos no Reino Unido 9,2 milhões de estrangeiros. Naquele ano, conseguiram permanência definitiva no país 53 mil pessoas.
O censo britânico de 1991 registrou 9.753 pessoas que declararam ter nascido no Brasil e vivem hoje na Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia ou País de Gales).
No ano passado, o consulado brasileiro em Londres fez uma campanha para recadastrar os eleitores para as eleições gerais de 3 de outubro. Foram recadastradas 1.599 pessoas.
(RS)

Texto Anterior: Condessa luta por babá brasileira
Próximo Texto: Menina livra empregada de "prisão" no aeroporto de NY
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.