São Paulo, sexta-feira, 20 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo vai cobrar direitos humanos

FERNANDO PAULINO NETO
DA SUCURSAL DO RIO

Por sugestão do subprocurador geral da República e procurador federal dos direitos do cidadão, Álvaro Costa, foi criado no Rio um fórum para denunciar e cobrar soluções em relação a transgressões à Constituição durante a Operação Rio.
O fórum terá representantes de entidades civis, como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), movimento Viva Rio, Federação das Favelas, Tortura Nunca Mais, Centro de Cooperação de Atividades Populares, além do MP (Ministério Público) e da Defensoria Pública.
Costa diz que "vem ocorrendo" na Operação Rio, tanto "no plano individual quanto geral, aquilo que se anuncia como ilegal e anticonstitucional" nas ações das Forças Armadas, assim como invasão de domicílio sem mandado judicial.
Uma das propostas do fórum é a confecção de cartilhas para as populações carentes sobre seus direitos quando há operação militar em favelas.

Texto Anterior: Rio pede a FHC mudança em ação militar
Próximo Texto: FHC sanciona lei; Telebrás perde R$ 3,2 bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.