São Paulo, sexta-feira, 20 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leone revigora o faroeste

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Três Homens em Conflito" (Globo, 1h05), o terceiro filme de Sergio Leone estrelado por Clint Eastwood (os dois primeiros foram "Por um Punhado de Dólares" e "Por uns Dólares a Mais"), é um clássico do faroeste espaguete, gênero que o diretor ajudou a criar.
Nele está presente desde o título original –"Il Buono, il Brutto, il Cattivo" (o bom, o feio, o mau)– a intenção do diretor de estilizar o western (então em decadência) recompondo seus elementos básicos.
Eastwood (o bom), Eli Wallach (o feio) e Lee Van Cleef (o mau) são elementos arquetípicos do Velho Oeste. Os dois primeiros se enfrentam (Eastwood prende Wallach, o ladrão) e depois se associam na busca de um tesouro enterrado num cemitério militar confederado, durante a Guerra de Secessão. Lá deparam com o sádico Van Cleef, que vai querer sua parte do butim.
Um estilo em que muitos críticos vêem apenas pastiche, artifício e pretensão, mas que mantém sua vitalidade intacta depois de três décadas.
A calorosa música de Ennio Morricone fez tanto sucesso quanto o filme, e permanece como um emblema da época e do gênero.

Texto Anterior: Plínio Marcos sai da maldição para o riso
Próximo Texto: Mercado de moda aposta na competição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.