São Paulo, terça-feira, 24 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vídeo festeja 50 anos de jazz do selo Verve

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O elenco daria para produzir pelo menos duas edições completas do Free Jazz Festival. Uma constelação de astros e estrelas do jazz atual faz a festa em um vídeo comemorativo do cinquentenário do selo norte-americano Verve.
O pianista Herbie Hancock e a cantora Vanessa Williams foram os simpáticos mestres-de-cerimônias do concerto que lotou o Carnegie Hall, em Nova York, na noite de 6 de abril de 1994.
O formato da badalada festa black-tie segue às vezes o da cerimônia de entrega do Oscar. Mestres do jazz que faziam parte do elenco da Verve são lembrados com filmes em um telão. Depois, recebem tributos musicais de antigos parceiros e novos discípulos.
É o caso da cantora Dee Dee Bridgewater e do trombonista J.J. Johnson, que homenageiam o "band leader" Count Basie com um exuberante arranjo de "Shiny Stockings". Ou do jovem trompetista Roy Hargrove, que faz tributo a seu ídolo Dizzy Gillespie com o balanço latino de "Manteca".
Mais do que um concerto "all star", as homenagens a tantos medalhões do jazz se transformam em síntese da própria história desse gênero musical. O que empresta um toque didático ao vídeo.
Afinal, entre os homenageados estão simplesmente Billie Holiday e Ella Fitzgerald, os saxofonistas Lester Young e Stan Getz, o trompetista Miles Davis, o guitarrista Wes Montgomery e os pianistas Art Tatum, Bud Powell, Bill Evans e Oscar Peterson.
Astro maior do tributo a Stan Getz (um dos principais divulgadores da bossa nova no exterior), o maestro Tom Jobim também recebeu sua merecida homenagem naquela noite. Anunciado como "um gênio", comandou três números no mesmo palco que o lançou nos EUA, em 1962.
Depois de cantar "Garota de Ipanema", acompanhando-se ao piano, Tom revisita "Insensatez", entoando os versos em português e inglês, ao lado da guitarra de Pat Metheny. Por último, divide "Desafinado" com o elegante sax tenor de Joe Henderson. Mais uma vez, os americanos deliraram.
O "gran finale" é perfeito: uma descontraída "jam session" baseada em "Now's the Time" (de Charlie Parker). Todo o elenco da noite participa, mas quem rouba a cena é a cantora Betty Carter, arrasando no "scat singing".
A lamentar, só mesmo as escorregadas na legendagem em português, como a grafia incorreta dos nomes dos trompetistas Roy Eldridge e Harry "Sweets" Edison ou do saxofonista Ben Webster.
Para você que já possui o CD lançado aqui há alguns meses, com esse mesmo concerto, vale o aviso: além dos deliciosos filmes históricos com os mestres do jazz, a versão em vídeo traz ainda quatro números extras.

Título: Carnegie Hall Salutes the Jazz Masters - Verve 50th Anniversary
Elenco: Ray Brown, Dee Dee Bridgewater, Betty Carter, Charlie Haden, Herbie Hancock, Joe Henderson, Tom Jobim, J.J. Johnson, Abbey Lincoln, John McLaughlin, Pat Metheny, Jimmy Smith, Vanessa Williams, Carnegie Hall Jazz Band e outros
Produção: EUA, 1994
Duração: 114 minutos
Lançamento: Polygram Vídeo

O colunista JOSÉ SIMÃO está em férias até a segunda semana de fevereiro

Texto Anterior: Ator diz que a mídia é agressiva
Próximo Texto: Mulheres estão parindo um novo cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.