São Paulo, quinta-feira, 26 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Franceses descobrem esponjas carnívoras

DA NATURE

Esponjas –animais inofensivos de uso industrial– são também carnívoras, segundo um artigo publicado hoje na revista Nature.
Cientistas descobriram que existe uma espécie capaz de atrair ativamente pequenos crustáceos e outros animais –para depois prendê-los e digeri-los.
A nova variedade, do gênero Asbestopluma, dispensa a tradicional rede de canais destes animais, que serve para retirar da água substâncias para sua alimentação.
A nova espécie 'traga' a presa e, através de tentáculos interiores, imobiliza-a para a digestão.
Na sua descrição das esponjas, cientistas do Centro de Oceanologia da Universidade d'Aix-Marseille 2 (França) dizem que a escassez de alimentos em regiões profundas do oceano costuma levar alguns animais a adotarem hábitos carnívoros.
A adaptação, entretanto, raramente implica uma mudança morfológica tão grande quanto a adotada pelas esponjas.
Curiosamente, estas esponjas são encontradas em cavernas de águas relativamente rasas no Mediterrâneo, entre 17 e 23 metros de profundidade.

Texto Anterior: Molécula protege contra parkinsonismo
Próximo Texto: Fim da estabilidade agora é uma proposta de FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.