São Paulo, sábado, 28 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Funcionários querem controlar 50% da malha sudeste da RFFSA

DA AGÊNCIA FOLHA, EM JUIZ DE FORA

Os funcionários da Superintendência Regional 3 (SR-3) da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) criaram uma associação para tentar arrendar 50% da malha sudeste da estatal.
A Sociedade de Participação dos Ferroviários da Malha Sudeste (Sudfer) surgiu na semana passada visando interferir no processo de privatização da RFFSA.
O BNDES dividiu a rede ferroviária em macro-regiões. Ela será privatizada por partes e pelo modelo de arrendamento, que não envolve venda do patrimônio.
A malha sudeste é o maior entroncamento ferroviário da América do Sul e envolve a SR-3, com sede em Juiz de Fora, e a SR-4, em São Paulo. Controla o maior movimento de cargas, abrangendo Rio, São Paulo e Belo Horizonte.
A SR-3 é responsável por 52% da produção da estatal e 44% de seu faturamento, com o superávit de US$ 80 milhões por ano.
A regional controla o transporte diário de 125 mil toneladas de produtos, a maior parte minério.
Segundo o presidente da Sudfer, João Paulo Braga, a associação quer participar da elaboração do edital de licitação. O BNDES não marcou quando será o leilão.
A malha sudeste tem cerca de 11 mil funcionários e, segundo Braga, a Sudfer já conquistou o apoio de 2.000. Eles espalharam outdoors pela cidade, anunciando a criação da associação.

Texto Anterior: Governo quer a participação de capital estrangeiro nos bancos
Próximo Texto: FHC perde instrumento contra sonegação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.