São Paulo, domingo, 29 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasilianista vê sinais de alerta

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

As situações de México e Brasil são muito diferentes mas a crise mexicana emite vários sinais de alerta para os brasileiros.
Esta é a opinião do professor Albert Fishlow, brazilianista da Universidade da Califórnia (Berkeley), uma das melhores dos EUA.
Fishlow falou na sexta-feira a cerca de cem pessoas que assistiram ao seminário sobre Brasil e México promovido pelo Inter-American Dialogue, entidade de Washington que se dedica a estudar problemas do continente.
A promoção do Dialogue, que aproveitava a troca concomitante de governos nos dois países como gancho para uma troca de idéias acadêmicas, ganhou súbita notoriedade com a crise econômica mexicana do final de 1994.
Fishlow disse que um dos avisos dos problemas mexicanos para que o Brasil precisa estar atento é de que não se pode abusar da importação como instrumento de controle da inflação.
Ele acha que os dois déficits seguidos na balança comercial brasileira registrados em novembro e dezembro de 1994 são preocupantes.
Fishlow também crê que, mesmo quando for obtida, a estabilidade fiscal não será suficiente para garantir crescimento sem sobressaltos no Brasil.
Aconselha muito cuidado com a expansão da base monetária e com a quantidade de crédito disponível no mercado.

Texto Anterior: Cuia ou comadre
Próximo Texto: Senado vai examinar empréstimo ao México
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.