São Paulo, domingo, 29 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lei pune com rigor delitos leves

ESPECIAL PARA A FOLHA

Uma nova lei do Estado da Califórnia (EUA), estabelece que uma pessoa já condenada três vezes, mesmo por ter praticado delitos leves, na quarta condenação será punida com 25 anos de cadeia ou até mesmo prisão perpétua.
Em vigor desde 1º de janeiro, a lei –chamada The Three Strikes Law (Lei dos Três Golpes)– já fez a sua primeira vítima. Jerry Williams, 27, pode passar boa parte de sua vida na cadeia por ter roubado um pedaço de pizza.
Em julho de 94, Williams encontrou na rua quatro crianças (de 7 a 15 anos) comendo pizza. Pediu um pedaço, que lhe foi negado. Roubou, então, a pizza de uma delas e foi preso minutos depois.
Williams já fora condenado três vezes: por roubo, por tentativa de roubo e por dirigir sem habilitação. A quarta condenação ocorreu em 20 de janeiro. Falta o juiz anunciar a pena. Pela nova lei ele pega no mínimo 25 anos de prisão.
"Esta lei não leva em conta a proporcionalidade entre a gravidade do crime cometido e a pena aplicada. Com isso, a pena pode ser maior do que a culpabilidade do quarto delito", afirma o juiz Luiz Flávio Gomes.

Texto Anterior: Tese questiona a legalidade
Próximo Texto: Revisão rediscutirá a independência econômica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.