São Paulo, domingo, 29 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos oferecem carteiras diferenciadas

FIDEO MIYA
DA REPORTAGEM LOCAL

A queda da inflação do patamar de 40% para 1% a 2% ao mês nos primeiros sete meses do Plano Real provocou mudanças significativas no perfil dos investidores que estão fazendo os bancos sofisticarem seus produtos.
Até junho do ano passado, a preocupação primordial do investidor era proteger seu dinheiro da erosão inflacionária.
"Hoje ele tem necessidades cada vez mais diferenciadas em termos de risco, prazo e retorno, o que vem causando uma sofisticação do mercado", diz Luiz Eduardo Assis, ex-diretor de Política Monetária do Banco Central e atual diretor de investimentos do Citibank, responsável pela administração de 24 diferentes fundos de investimentos.
A legislação que regulamenta os fundos de commodities, explica Assis, permite ao administrador criar "famílias" de carteiras com objetivos bem específicos, de acordo com as necessidades do cliente.
O Citi Cambial, por exemplo, é um fundo de commodities oferecido pelo Citibank aos clientes que querem ter uma parcela de suas aplicações indexadas ao dólar.
Segundo Aristeu Zanúncio, diretor do grupo Brasilpar, os fundos "democratizaram" os investimentos, na medida em que o investidor que aplica R$ 200 num fundo de renda fixa, por exemplo, recebe o mesmo rendimento de outro que aplicou R$ 20 mil. Nas aplicações diretas em CDB, os bancos pagam uma taxa maior para o segundo.
As experiências dos investidores que fizeram aplicações nos bancos que foram liquidados pelo BC após o Plano Real mostram que o investidor deve escolher cuidadosamente o banco administrador do fundo.
Em tese, segundo Sérgio Odilon dos Anjos, consultor do Departamento de Normas do BC, a legislação que regulamenta os fundos de investimentos e o controle dessas carteiras exercido pela autarquia protege os investidores contra fraudes semelhantes às que sofreram os clientes do Banco Seller.
Mas é bom lembrar que os bancos Open e Adolpho Oliveira eram dirigidos por pessoas consideradas sérias, honestas e competentes, mas também foram alcançadas pelas liquidações.
(FM)

Texto Anterior: Investimento concentra-se em commodities
Próximo Texto: Independentes lançam produtos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.