São Paulo, domingo, 29 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cozinha mineira sem pretensões

JOSIMAR MELO

Ver abrir um restaurante de comida brasileira em São Paulo é sempre motivo de festejo –tão raro é o evento. No caso do Feitiço Mineiro, o parto aconteceu há pouco mais de um ano. A casa fica instalada numa antiga residência adaptada, onde as mesas espalham-se, ou apertam-se, por dois andares. Os propietários são um casal de professores e a cozinha fica a cargo da mulher, Maria das Graças, mineira de Senador Firmino.
É desta cidade que vem a cachaça de garrafão servida ali, bem como o doce de leite e a esmagadora maioria do pessoal da cozinha e do atendimento. Bom sinal. O restaurante é na verdade modesto: tanto nas instalações, simples (o que se reflete agradavelmente nos preços) quanto na ambição da cozinha, que reproduz pratos caseiros das Minas Gerais sem pretensões de maior requinte.
Mas, para os amantes da mesa brasileira, não é um programa decepcionante pedir suas porções de petiscos –como torresminho, linguiça ou pão de alho. Nos pratos principais, franguinho com quiabo, tutu de feijão, vaca atolada (cozido de costela de boi e mandioca com arroz) e o prato de resistência: um lauto leitão pururuca –um quarto de leitão assado com pele crocante e acompanhamento de feijão tropeiro, torresmo e mandioca.
Feitiço Mineiro. R. Loefgreen, 1.312, Vila Mariana, zona sul. Tel. 570-9666. Terça a sexta: 11h30/15h30 e 18h30/23h. Sábado: 11h30/16h e 18h30/0h. Domingo: 11h30/16h. $

Texto Anterior: Labirinto cheio de mistérios
Próximo Texto: Arte primitiva da tribo de Paris
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.