São Paulo, segunda-feira, 30 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fumante tem menor capacidade de sentir gosto

DA REPORTAGEM LOCAL

A capacidade de sentir gostos é fortemente inibida pelo fumo. Segundo o otorrinolaringologista Aníbal de Castro, as pessoas que fumam demais apresentam o que se chama de "língua pilosa negra". Trata-se de uma língua escura, com aspecto aveludado.
Segundo Castro, a diminuição do paladar pelo cigarro acontece por três motivos.
O primeiro é uma ação vasoconstritora da nicotina sobre o organismo. A nicotina age diminuindo a irrigação sanguínea nas partes periféricas do corpo.
Os receptores gustativos, que se encontram principalmente na periferia da língua, precisam de irrigação abundante para funcionar adequadamente. Com a vasoconstrição o sangue não chega até os receptores, que passam a "sentir" menos o gosto.
O segundo mecanismo de ação do cigarro é direto sobre a boca. A fumaça age sobre os receptores tanto ao ser ingerida quanto ao ser expelida.
Ela possui um efeito tóxico local, impregnando as papilas linguais. Com a fumaça, as papilas e seus receptores não conseguem reagir adequadamente com os alimentos.
"É como se a fumaça e os alimentos competissem para sensibilizar os receptores", diz Castro. Esta competição diminui a capacidade de se sentir os gostos.
O calor da fumaça também tem um efeito direto sobre a boca, diminuindo a sensibilidade gustativa. O calor faz a boca ficar seca.
A saliva é um dos fatores essenciais para se sentir os gostos. Ela dilui os alimentos, possibilitando que eles sensibilizem os receptores. Com menos saliva, a capacidade gustativa diminui.
Segundo Aníbal de Castro, quando as pessoas param de fumar voltam, aos poucos, a sentir o gosto dos alimentos.

Texto Anterior: Sabor se divide em 4 categorias
Próximo Texto: Provador de chocolate não pode fumar nem beber
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.