São Paulo, segunda-feira, 30 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hollywood era o modelo do estúdio

DA REDAÇÃO

A produtora cinematográfica Vera Cruz foi fundada em 1948, por iniciativa do empresário Franco Zampari, com o apoio da elite paulistana do período, que ambicionava colocar o país como membro de um cinema industrial já consolidado nos EUA.
O grande modelo de Zampari eram os estúdios de Hollywood. Em sua primeira fase a Vera Cruz foi dirigida por Alberto Cavalcanti, que optou pela política de importar técnicos e diretores vindos da Europa.
Entre os vários que trabalharam no Brasil, um dos maiores destaques foi o diretor italiano Adolfo Celi. No período inicial da produtora, até mesmo Cavalcanti trabalhou na direção dos filmes.
Outro modelo importado por Zampari foi a criação de "estrelas" nacionais, que, assim como seus similares hollywoodianos, personificavam a própria imagem dos estúdios. Nomes como os do então ator Anselmo Duarte e da atriz Ilka Soares.
Depois de um período de sucesso, com produções como "Caiçara", "O Cangaceiro" e "Floradas na Serra", a Vera Cruz chega à falência em 1951, com o Banco do Estado de São Paulo (atual Banespa) assumindo seu controle acionário. Seu saldo final: 18 filmes.

Texto Anterior: Denoyr de Oliveira filma na Vera Cruz
Próximo Texto: 'Tradução deve manter a ambiguidade'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.