São Paulo, terça-feira, 31 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escolha de gabinetes vira guerra dos sexos

Mulheres têm banheiros privativos

MAURICIO STYCER
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

A um dia da posse do novo Congresso, a disputa por um gabinete de 25 ou 30 metros quadrados se transformou numa curiosa guerra dos sexos.
As mulheres tiveram preferência sobre os homens na escolha das salas que dispõem de banheiro –cem deles, os mais antigos, foram construídos sem essa peça hoje tão disputada.
O deputado Wilson Campos (PSDB-PE), primeiro-secretário da Câmara e responsável pela distribuição dos gabinetes da Casa, foi quem tomou a polêmica decisão.
"As mulheres menstruam", explicou ontem Campos a um novo deputado que reclamava de ter ficado em um gabinete sem sanitários.
"Se eu deixo uma mulher num gabinete sem banheiro, ela é capaz de atirar um absorvente em cima de mim", disse.
Os gabinetes com banheiros ficam no Anexo 3 do Congresso. Os demais, no Anexo 4.
Outro problema que atormentava Campos eram as reclamações sobre a temperatura de algumas salas do Anexo 4. As de números pares são considerados mais agradáveis, porque o sol nasce do lado delas.
"O sol se põe no lado dos ímpares. É quente demais", diz o primeiro-secretário, logo acrescentando que o seu escritório é o de número 421.
Os novos deputados que foram indicados por antigos parlamentares tiveram preferência na escolha do seu espaço.
Um total de 112 novos deputados, sem indicação, teve que brigar pelos espaços. Um sorteio entre os homens definiu os que foram para o Anexo 3.
Aos que acabaram mal colocados, Wilson Campos prometia ontem que, se reeleito quinta-feira para um novo mandato de dois anos na primeira-secretaria da Câmara, resolveria logo o problema deles.
Segundo Campos, a Câmara já aprovou a verba necessária para a construção de cem novos gabinetes –com banheiros– num terreno anexo ao Anexo 4.
Em meio ao entra e sai de deputados, ontem, Campos dizia: "Distribuir gabinetes sem desagradar ninguém é coisa para mineiros –ou para nordestino com mais de 50 anos". O pernambucano Campos tem 70.

Texto Anterior: Guerra sem crédito
Próximo Texto: Deputado por 30 dias, Iguchi se diz frustrado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.