São Paulo, terça-feira, 31 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro não resolve conflito no Maranhão

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PFL), pediu ontem ao ministro da Justiça, Nelson Jobim, uma solução para o conflito entre índios krikatis e posseiros na região de Imperatriz (MA).
Jobim prometeu à governadora que na próxima sexta-feira levará o assunto para decisão do presidente Fernando Henrique Cardoso, no Planalto. A área em questão já tem decreto de demarcação.
Esta foi a segunda vez que o ministro disse que levaria o caso ao presidente. Na segunda-feira passada, depois de reuniões em separado com índios e ministros, Jobim afirmou que só o presidente decidiria o caso.
Há duas semanas um índio foi morto na área dos krikatis. Representantes da comunidade exigiram uma audiência com Jobim. O ministro os recebeu depois da ameaça de vigília dos índios no Ministério.
A área demarcada tem 146 mil hectares. Falta apenas fazer a demarcação de fato.

Mato Grosso
No Mato Grosso, a juíza da 1ª Vara de Cáceres (MT), Nilza Carvalho Mariano, encaminhou ontem ofício à Polícia Federal, determinando que seja cumprido mandado de prisão preventiva de quatro índios parecis da reserva Juininha. Eles são acusados de ter assassinado no último dia 21 o ambientalista Adroaldo Ferreira da Silva e seu filho Adriano Cantarelli da Silva.

Texto Anterior: Jobim protela definição
Próximo Texto: Nuvem de decepção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.