São Paulo, terça-feira, 31 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC não fala do futuro do real

DO ENVIADO ESPECIAL A DAVOS

O porta-voz da Presidência, embaixador Sérgio Amaral, 50, disse que o presidente Fernando Henrique Cardoso não considerou as declarações do economista norte-americano Steve Hanke sobre o futuro do Plano Real.
"Este economista não é suficientemente conhecido para merecer um comentário do presidente da República", disse Amaral ontem, durante conversa diária que mantém com os jornalistas. Ele não fez nenhum outro comentário sobre a questão.
O que é
O "currency board" ou "caixa da moeda" é uma instituição monetária que apenas emite notas e moedas. Mantem total conversibilidade de tal moeda, a uma taxa de câmbio fixa, em uma moeda-âncora estrangeira, certamente o dólar.
Como reserva e garantia da plena conversibilidade, a "caixa da moeda" mantém bens na moeda-âncora (o dólar) no valor equivalente a 100% de todas as notas e moedas em circulação.
A exigência preliminar para o mecanismo é que o país tenha, como reservas em dólares ou outra âncora, o equivalente a todas as notas e moedas em circulação e a todos os depósitos de bancos comerciais no Banco Central.
Seu maior defensor, Steve Hanke, é PhD em Economia pela Universidade do Colorado (EUA).

Texto Anterior: Crescem dificuldades para ajuda dos EUA
Próximo Texto: Socorro enfrenta resistência dos parlamentares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.