São Paulo, terça-feira, 31 de janeiro de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Músico participou de duas trilhas
IRINEU FRANCO PERPETUO
Trabalhar em "Todas as Manhãs do Mundo", sobre a vida dos compositores franceses do século 17 Marin Marais e Saint Colombe, foi "uma decisão comum; Alain Corneau já conhecia meu trabalho com Marais desde 66, quando gravei um disco deste compositor". Neste filme, Savall trabalhou diretamente com o roteiro. "A partir dele, buscamos as músicas que melhor poderiam exprimir a emoção da ação, e gravamos a música." Houve muito trabalho para fazer os atores aprenderem a tocar viola da gamba, o antepassado do violoncelo. "As primeiras aulas dei individualmente; depois, com o acúmulo de trabalho, as deleguei a um aluno meu de Paris". Atores que não tinham experiência musical, como Jean-Pierre Marielle ou Gérard Depardieu –pouco assíduo às aulas, devido a excesso de trabalho–, tiveram muita dificuldade. Anne Brochet e Depardieu Jr., entretanto, aprenderam realmente a tocar comme il faut. O grande sucesso do filme e da música surpreendem o maestro. "É uma música muito íntima, mas nada espetacular, nada fácil." Com "Jeanne La Pucelle", o trabalho foi diferente. Afinal, não se trata de um filme sobre músicos, mas de um épico com seis horas de duração sobre a vida de Joana D'Arc. Savall teve que criar música para as cenas de batalha e chegou a compor um "Te Deum". "O trabalho foi muito além do outro", afirma. (IFP) Texto Anterior: Jordi Savall traz música antiga hispânica Próximo Texto: Roterdã exibe versão restaurada de Tati Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |