São Paulo, terça-feira, 31 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curta de 1895 abre Festival de Berlim

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A organização do Festival Internacional de Cinema de Berlim, em sua 45ª edição, anunciou a exibição no evento de um curta-metragem realizado pelos irmãos alemães Emil e Max Skladanowsky. Os alemães disputam com os também irmãos, os franceses Lumière, e com o norte-americano Thomas Alva Edison a primazia sobre a invenção do cinema.
No dia 1º de novembro de 1895, quase dois meses antes de os irmãos Lumière promoverem sua projeção no salão indiano do Grand Café, em 28 de dezembro, os alemães promoveram uma sessão pública no teatro Wintergarten, em Berlim.
O filme, restaurado durante alguns anos por técnicos do Arquivo Federal Alemão, tem sete minutos de duração e mostra imagens do malabarista Paul Petras, um canguru boxeador e um baile italiano. Sua exibição precederá a do filme "A Promessa", da cineasta alemã Margarethe von Trotta, no dia 9 de fevereiro, na abertura do evento.

Texto Anterior: Roterdã exibe versão restaurada de Tati
Próximo Texto: Globo falha ao separar ficção da realidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.