São Paulo, terça-feira, 31 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja íntegra da nota de ontem

Leia a Declaração dos Países Garantes do Protocolo do Rio de Janeiro de 1942, assinada ontem em Brasília pelos representantes dos Países Garantes: Sebastião do Rego Barros, ministro-interino das Relações Exteriores do Brasil; Melvin Levitsky, embaixador dos Estados Unidos em Brasília; Hesaldo Mu¤oz, embaixador do Chile e Julio Freyre, encarregado de negócios da Argentina.

Os Países Garantes –Argentina, Brasil, Chile e Estados Unidos da América–, no estrito cumprimento das responsabilidades decorrentes do Protocolo do Rio de Janeiro de 1942:
1. Têm-se mantido em permanente contato para prestarem seu concurso ao Equador e ao Peru na superação da grave crise entre os dois países;
2. Valorizam todos os esforços –especialmente os bons ofícios desenvolvidos pelo secretário-geral da Organização dos Estados Americanos em apoio à ação dos Países Garantes– para preservar a consciência pacífica do continente e manifestam seu continuado empenho para fazer prevalecer a via do diálogo;
3. Reiteram a necessidade da pronta suspensão das operações militares na área;
4. Decidem reunir-se, em 31 de janeiro, na cidade do Rio de Janeiro, em alto nível diplomático, e convidam o Equador e o Peru para participarem do encontro, no contexto jurídico do Protocolo do Rio de Janeiro de 1942.

Texto Anterior: Palácio foi reaberto em 1994
Próximo Texto: 'Clima' dos países é diferente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.