São Paulo, segunda-feira, 2 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fisiologismo influi na disputa

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A influência do Palácio do Planalto na escolha do novo presidente do PMDB pôde ser sentida em uma reunião dos convencionais de Santa Catarina, no início da tarde de ontem, quando foram avaliadas as consequências da sucessão no partido sobre a distribuição dos cargos do governo federal.
Quatro dos seis convencionais catarinenses manifestaram apoio à candidatura de Alberto Goldman (SP), visto como o nome mais ``afinado" com o presidente Fernando Henrique Cardoso.
Eles concluíram que a eventual vitória do deputado Paes de Andrade (CE) poderia prejudicar o relacionamento do partido com o Palácio do Planalto.
No âmbito regional, a possibilidade foi vista como um entrave à conquista de uma diretoria na Eletrosul (Centrais Elétricas do Sul), estatal cujos cargos ainda não foram distribuídos entre os partidos governistas.
O lobby em favor de Goldman foi comandado pelo governador de Santa Catarina, Paulo Affonso. Os únicos integrantes da bancada que não aderiram a Goldman foram os deputados Luiz Henrique (atual presidente do partido) e Valdir Colatto -que ganhou um lugar como vogal na chapa do cearense Paes de Andrade.

Quércia
O ex-presidente do PMDB e ex-governador paulista Orestes Quércia também relacionou Goldman ao presidente Fernando Henrique Cardoso.
``Estou preocupado com o engajamento do partido nesse governo, que está ameaçando a economia do país. A candidatura Goldman reforça este engajamento", afirmou Quércia.
Militantes do MR-8 (grupo radical que se abriga no PMDB e que apóia Quércia), partidários de Paes de Andrade, gritaram palavras de ordem contra Fernando Henrique Cardoso em vários momentos da convenção do partido.
Os manifestantes, que ocuparam quase toda a ala direita do plenário da Câmara dos Deputados, chamaram o presidente de ``ladrão" e ``almofadinha", além de sugerir sua prisão, juntamente com a dos banqueiros do país.

Texto Anterior: Paes de Andrade vence Goldman na disputa pela presidência do PMDB
Próximo Texto: Leitores elogiam coleção dos `Roteiros Fiat/Folha'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.