São Paulo, segunda-feira, 2 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco de sangue deve triar amostras

DA REPORTAGEM LOCAL

Segundo a portaria 1.376 do Ministério da Saúde, compete ao banco de sangue realizar triagem sorológica através de teste de alta sensibilidade.
Tanto o ministério como a Sociedade Brasileira de Hemoterapia consideram que a função do banco é proteger o receptor. No caso do HIV, o teste é o Elisa 1, que identifica anticorpos do vírus. Segundo Nelson Hamerschlak, do Einstein, apenas um quarto dos ``não-negativos" se revela positivo.
Segundo a portaria, os doadores ``não-negativos" devem ser encaminhados a serviços complementares. Ali, uma nova coleta de sangue é submetida a dois testes Elisa e um Western Blot.
Pedro Dorliac, do Hemocentro, diz que, caso o resultado seja positivo nos três exames, ``a literatura mundial considera o paciente soropositivo". Segundo Svartman, os testes deram positivo no Sírio e negativo no Fleury e Einstein. ``Minha amostra deve ter sido trocada ou contaminada no hospital."

Texto Anterior: Comerciante processa hospital por resultado positivo de exame de Aids
Próximo Texto: Instituto controla qualidade do sangue
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.