São Paulo, segunda-feira, 2 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUAIS SÃO AS FORMIGAS QUE ATUAM COMO SERRAS CIRCULARES?

BILL PITZER

Lendárias por sua voracidade, as formigas-cortadeiras são serras circulares vivas que arrancam mais vegetação que qualquer outra espécie animal.
Colocadas em escala humana, cada formiga trabalhadora -todas fêmeas- corre o equivalente a 1,6 quilômetros a cada quatro minutos por 50 quilômetros com um peso de 225 quilos sobre os ombros.
Nos bosques tropicais devoram cerca de 15% das folhas. Os herbívoros mais importantes nos trópicos do Novo Mundo, onde surgiram há milhões de anos, as formigas-cortadeiras transformam folhas frescas em adubo para seus jardins subterrâneos de fungos, alguns dos quais se parecem com o cérebro humano.
Este grupo de formigas desenvolveu um sistema de agricultura milhões de anos antes de o ser humano chegar ao planeta.
Somente as 36 espécies de formigas-cortadeiras exploram plantas vivas para a produção de alimentos. Isso as transforma nas jardineiras mais notáveis do reino animal. Essas pequenas operárias colhem fungos suficientes para alimentar centenas de milhares e inclusive, em algumas colônias, até milhões de congêneres suas.

Texto Anterior: Plantas produzem o oxigênio que utilizamos na respiração
Próximo Texto: PARALAMAS DO SUCESSO VÃO TOCAR NA CAPITAL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.