São Paulo, segunda-feira, 2 de outubro de 1995
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Guias de TVs pagas melhoram serviço

ESTHER HAMBURGER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Trazendo moda e NBA na capa, as edições de outubro da ``Revista TVA" e do ``Guia de Programação" da NET acabam de chegar às mãos dos assinantes.
Com tiragens de cerca de 600 mil exemplares cada, os dois boletins concorrem ferozmente em um mercado que cresce impressionantes 10% ao mês. Mantido o ritmo, em apenas seis meses a tiragem dos guias das TVs pagas ultrapassará a marca do 1 milhão, tornando-os as revistas de maior circulação no país.
Estamos falando de revistas luxuosas, talves inviáveis a médio prazo. São as correspondentes brasileiras do ``TV Guide" americano, publicação barata e independente das emissoras, vendido em banca. Mas no Brasil os guias são distribuídos pelos próprios sistemas de TV paga e destinados a público de alto poder aquisitivo.
Embora concorrentes, as duas revistas possuem formatos parecidos. A TVA de outubro traz cinco páginas com entrevistas e reportagens sobre quatro programas de moda, três exibidos em emissoras exclusivas do sistema.
A NET abre com o início da temporada da NBA, marcando a recente inclusão do canal de esportes ESPN em seu pacote. Em ambas, você pode localizar um programa na grade e obter mais informações na seção de sinopses. Tal vez por falta de espaço, há poucos dados de ficha técnica.
Na medida em que as longas listagens permitem, essas publicações de divulgação ensaiam orientações editoriais diferentes.
José Eduardo Mendonça, diretor da ``Revista TVA", é responsável pelas modificações recentes no projeto editorial da revista. Para ele, ``o desafio é criar um guia eficiente". Daí a nova organização gráfica da grade, a semanalização das informações e destaques e o agrupamento dos programas por assunto, modificações que certamente facilitam muito a consulta.
Com suas reportagens e entrevistas internacionais enxutas e com sua linguagem visual caprichada, a ``Revista TVA" privilegia seus canais exclusivos -como ESPN Brasil, HBO, Eurochannel ou RTP (portuguesa). Mas não deixa de abordar a programação dos canais comuns aos dois sistemas. Este mês destaca, por exemplo, o festival Hitchcock da TNT. Abrindo nova frente, a revista em breve estará disponível na Internet e talvez em CD-ROM.
Já o ``Guia de Programação" da NET, Multicanal e Globosat, prefere investir nos comentários críticos de profissionais como Fernando Pacheco Jordão, Ruy Castro, Décio Pignatari ou José Wilker. A revista destaca o novo programa cultural produzido por Nelson Hoineff para a GNT.
José Maria dos Santos, diretor de redação do guia da NET, conta que o número de novembro trará reportagem sobre o filme ``A Última Tentação de Cristo".
A quantidade de informação nas duas revistas é enorme e tende a crescer com o aumento do número de canais e da produção nacional. Elas inspiram o telespectador a desejar selecionar seu pacote pessoal de canais. E aí talvez as revistas pudessem se desvincular dos sistemas de TV por assinatura, ser vendidas em banca e aprofundar as linhas editoriais, facilitando ainda mais a informação ao espectador.

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