São Paulo, segunda-feira, 2 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Boicote atrasa resultado final

JAIR RATTNER
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE LISBOA

O resultado oficial das eleições portuguesas só vai sair dentro de 15 dias. A responsabilidade é de pequenas seções que decidiram boicotar as eleições.
Os boicotes estão ligados a questões práticas, como falta de água, esgoto, asfalto ou escolas nessas regiões.
A lei portuguesa prevê que, caso algumas seções não consigam promover a votação, haja mais duas tentativas, após prazo de sete dias. No total, 15 seções eleitorais, reunindo cerca de 15 mil eleitores, boicotaram as eleições.
Os boicotes ganharam força nas eleições de 1991. O PSD conquistou um deputado a mais em Lisboa porque toda a vila de Santa Maria decidiu não abrir sua seção eleitoral por falta de água encanada.
A seção de Santa Maria tinha 300 eleitores e faltavam 190 votos para o Partido Socialista Revolucionário eleger seu primeiro deputado. O PSD conseguiu manter o boicote. Dois anos depois, chegou a água encanada. Os boicotes acabaram legitimados.
Os motivos do boicote neste ano vão desde o mau cheiro de uma fábrica de peixe em São Romão do Coronado, perto do Porto (norte), ao excesso de buracos na estrada entre Longróiva e Bragança (norte), além da falta de água em Benafim, no sul do país.
(JR)

Texto Anterior: Campanha para Presidência já começou
Próximo Texto: Militares da Nigéria anunciam abertura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.