São Paulo, terça-feira, 3 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sindicalista recebeu `diária' de R$ 169 do antigo SNI

Alemão, da Força Sindical, diz que ganhou por palestra

CRISTIANE PERINI LUCCHESI
DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário-geral da Força Sindical, Enilson Simões de Moura, o Alemão, recebeu R$ 169,01 da SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos), antigo Serviço Nacional de Informações, no dia 5 de abril.
O valor está registrado como ``diária para colaboradores eventuais da comunidade".
Originalmente, os recursos vieram do Fundo Social de Emergência, mas houve estorno transferindo a fonte para a conta de recursos ordinários.
As informações, obtidas pelo deputado federal Augusto Carvalho (PPS-DF), durante pesquisa no Sistema Integrado de Administração Financeira do Tesouro, agravaram ainda mais o racha interno na Força Sindical.
Alemão alega que participou, em 12 de abril, de seminário sobre ``Concessões de Serviços Públicos no Brasil". Ele enviou fax à Folha com o tema do seminário, carimbo da Presidência da República e da SAE.
``A SAE pagou todos os palestrantes. Eu nunca recebi qualquer outra quantia do governo."
Para o presidente da Força Sindical, Luiz Antônio de Medeiros, os fatos ``precisam ser apurados". Ele disse não estar acusando ninguém, mas afirmou que várias vezes informações confidenciais da central foram passadas ao governo do presidente Fernando Henrique.
``Estou surpreso. Nunca imaginei que o Alemão trabalhasse para o serviço de informações do governo", disse Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, da executiva da Força Sindical.
Alemão, que fez reunião no último final de semana com dirigentes da Força Sindical sem convidar Medeiros e Paulinho, reclamou que recebeu ontem provocações de assessores de Medeiros. ``Isso vai terminar em morte", disse.
No congresso, Alemão quer tirar Medeiros da presidência da central. O atual presidente é contrário à antecipação do congresso.

Texto Anterior: Ruth e Betinho têm expectativas distintas sobre combate à miséria
Próximo Texto: Sindicância do HC conclui que falha humana matou Florestan
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.