São Paulo, terça-feira, 3 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC se reúne com PT pela primeira vez

CARLOS MAGNO DE NARDI
VICTOR AGOSTINHO

CARLOS MAGNO DE NARDI; VICTOR AGOSTINHO
ENVIADOS ESPECIAIS A CURITIBA (PR)

O presidente Fernando Henrique Cardoso e a cúpula do PT se reúnem na sexta-feira para discutir reforma agrária e desemprego no país. É o primeiro encontro formal do presidente com líderes do partido de Luiz Inácio Lula da Silva desde as eleições presidenciais do ano passado.
Participam do encontro com FHC o atual presidente do PT, José Dirceu, os líderes do partido no Congresso, o novo presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Francisco Graziano, e técnicos da equipe econômica. A reunião está marcada para as 10h no Palácio do Planalto, em Brasília.
Há 20 dias, Dirceu pediu uma audiência a FHC, mas o presidente tinha uma série de compromissos fora do país. De volta ao Brasil, o presidente se mostrou disposto a discutir o assunto com o partido, e a reunião foi marcada.
Durante visita a Curitiba (PR), FHC confirmou o encontro com o PT em conversa informal com a primeira-dama curitibana, Margarita Greca. FHC quis saber o motivo de um protesto de cerca de 15 manifestantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores) em frente ao Jardim Botânico.
Margarita respondeu que era uma manifestação contra a recessão e que, na sua opinião, o principal motivo do protesto era o fato ``de estar vindo a Curitiba o senhor (FHC), e não a pessoa em quem eles votaram (Lula)".
O presidente respondeu que não se recusa a conversar com o PT, ``tanto que o Lula pediu uma audiência, e eu vou dar".
FHC disse encarar com normalidade as invasões de propriedades por trabalhadores sem terra. ``Isso é normal, na democracia essa questão tem que ser tratada com tranquilidade, sem violência".
Segundo ele, os recentes assentamentos promovidos por seu governo demonstram o seu empenho com a reforma agrária. FHC não soube dizer quantas famílias foram assentadas em sua gestão.

LEIA MAIS
sobre a visita de FHC a Curitiba e o Dia Mundial da Habitação à pag. 3-1

Texto Anterior: Sem-terra volta a invadir área em SP
Próximo Texto: Guerras santas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.