São Paulo, terça-feira, 3 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF investiga ameaças contra Dorothea

LUCAS FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A briga entre a ministra Dorothea Werneck (Indústria, Comércio e Turismo) e o lobby dos importadores de pneus usados foi parar na polícia.
A Folha apurou que Dorothea acionou a PF (Polícia Federal) para investigar supostas articulações dos importadores contra a ela.
A ministra acusou importadores de estarem "denegrindo sua imagem e fazendo ameaças veladas contra seus assessores. O motivo seria o fato de o governo ter baixado portaria, semana passada, proibindo a importação de pneus usados.
A medida desestruturou o setor, que vinha exercendo uma forte pressão no Congresso para tentar aprovar um projeto de lei que tratava do assunto. Dorothea agiu mais rápido e baixou a portaria contra os pneus usados dois dias antes da votação, acabando com as esperanças dos importadores.
A assessoria da ministra não confirma que a PF tenha entrado no caso, mas reconhece que ela ``vem sofrendo represálias do setor por ter acabado com uma atividade nociva para o país".
"Esta mulher está louca. Ficou maluca", rebate o presidente da Abip (Associação Brasileira dos Importadores de Pneus), Francisco Filião. Ele acusa Dorothea de ter proibido a importação dos pneus usados por ser ligada a indústrias estrangeiras.
"Ela tem um compromisso tão grande com as multinacionais que fica inventando essas coisas", afirmou Filião.
A entrada da PF no caso também tem razões preventivas. Em abril, Dorothea recebeu algumas ameaças de morte por telefone que a obrigaram a andar sob escolta policial durante um período.
Na época, as ameaças anônimas não foram identificadas, mas entre os suspeitos apresentados pelo ministério estavam pessoas ligadas ao setor de importação de pneus usados. As investigações foram acompanhadas de perto pelo Ministério da Justiça.
A Folha apurou que um delegado da PF esteve no gabinete da ministra na sexta-feira passada.
A assessoria de imprensa da PF, em Brasília, informou que só poderia falar sobre o assunto hoje pela manhã.

Texto Anterior: Landau recua sobre pagamento
Próximo Texto: Divórcio fracassado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.