São Paulo, terça-feira, 3 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC é convidado para Istambul

VICTOR AGOSTINHO; MÔNICA SANTANNA; CARLOS MAGNO DE NARDI
DO ENVIADO ESPECIAL*

O presidente Fernando Henrique Cardoso participou ontem das comemorações do Dia Mundial do Habitat, em Curitiba. Ele foi o primeiro chefe de Estado a ser convidado para participar do Habitat 2, conferência de cúpula que vai se realizar em Istambul (Turquia) e que discutirá os problemas e soluções para o meio ambiente, para a cidade e para as moradias.
Os países que participarem do encontro internacional, em junho do ano que vem, vão se comprometer a implantar o que for acertado nas reuniões. A ONU este ano escolheu Curitiba como cidade-modelo para comemorar o Dia Mundial do Habitat.
Fernando Henrique Cardoso disse à Folha que ``o fato de a ONU ter escolhido uma cidade brasileira significa que está reconhecendo o esforço que o país está fazendo" para resolver problemas urbanos. Para o presidente, isso ``aumenta as responsabilidades".
Para Wally N'Dow, secretário-geral do Habitat 2, a presença de Fernando Henrique em Curitiba ``demonstra seu conhecimento das dimensões críticas dos problemas de assentamentos humanos".
Presente à comemoração, o prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, disse que Curitiba tem sido um importante laboratório para o país. Maluf citou o transporte coletivo de Curitiba como um bom exemplo e disse que está fazendo em São Paulo algo parecido. Em Curitiba surgiram as canaletes só para ônibus. São Paulo está implantando 13 corredores exclusivos.

CUT
Trinta manifestantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores) do Paraná foram impedidos ontem pela PM de mostrar faixas de protestos em frente ao portão do Jardim Botânico, onde o presidente Fernando Henrique participava da comemoração do Dia Mundial do Habitat. Não houve tumulto.
Eles tiveram de ficar na calçada do lado oposto ao portão de entrada do parque, observados por 50 soldados da PM. As faixas diziam ``Brasil Caia na Real" e ``Abaixo a Recessão".
(VA)

*Colaboraram MÔNICA SANTANNA e CARLOS MAGNO DE NARDI, da Agência Folha em Curitiba.

Texto Anterior: Desempregados não terão isenção de IPTU em 96
Próximo Texto: Governo favorece escolas estaduais em nomeações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.