São Paulo, terça-feira, 3 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Golpistas empossam a oposição nas Comores

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Líderes do golpe nas Ilhas Comores indicaram ontem dois presidentes civis para o país.
Mercenários liderados pelo francês Bob Denard depuseram e sequestraram o presidente Said Mohamed Djohar na quinta-feira.
A nomeação dos presidentes ocorreu depois de manifestações contrárias ao líder francês.
Foram nomeados presidentes Mohamed Taki Abdul Karim e Said Ali Kemal. Os dois são líderes de partidos de oposição.
Horas depois, o primeiro-ministro Caabi el Iachrutu declarou-se presidente interino do país.
Iachrutu está refugiado na embaixada francesa nas Comores.
O premiê utilizou o artigo da Constituição do país que diz que o primeiro-ministro deve assumir a Presidência se houver impedimento temporal para o presidente.
O capitão Combo Aiuba, líder da junta militar que tomou o poder, anunciou por rádio a nomeação dos presidentes temporários e prometeu eleições para daqui a duas semanas.
Aiuba tinha sido colocado temporariamente no comando pelo mercenário Denard.
Navio de patrulha francesa chegou a 6 km da capital comorense, Moroni, invadindo águas territoriais do país (22 km da costa).
Os franceses negam que vão intervir na região, mas o país tem navios prontos para retirar os 1.500 cidadãos franceses nas Comores, em caso de emergência.
As Ilhas Comores foram colônia francesa até 1975. Desde então, o país já teve 17 golpes, dos quais 4 liderados por Denard.
A França interveio na região em 1989, quando Denard deu outro golpe no atual presidente.
Os franceses retiraram a ajuda às Comores, equivalente a 10% do PIB comorense (tudo o que o país produz em um ano). O PIB das ilhas é de US$ 260 milhões.

Texto Anterior: Colonos invadem a Jordânia e são presos por soldados de Israel
Próximo Texto: Protestante conversa com premiê irlandês; Comunistas vencem eleições na Rússia; Rivais retomam os combates na Libéria; EUA vão facilitar a venda de supermicros; Clinton se reúne com presidente chinês; Candidato de Fujimori pode não ser prefeito; Juiz pede prisão de ex-premiês italianos; Zapatistas e governo ficam sem acordo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.