São Paulo, terça-feira, 3 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parte elétrica exige cuidados

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O uso de acessórios ligados à fiação ou à bateria do veículo requer alguns cuidados especiais.
Segundo Luiz Armando de Carvalho, supervisor de atendimento da Ford, a instalação provoca perda de garantia das peças às quais os acessórios estejam ligados.
Armando explica que a maioria dos veículos usa sistemas computadorizados -como injeção eletrônica- que podem ter seu funcionamento afetado por instalações elétricas feitas fora da fábrica.
Ele diz ainda que a bateria e o alternador do carro podem não estar capacitados para receber a instalação de muitos acessórios. ``A bateria não consegue repor a carga na proporção que é consumida e o carro pode parar de funcionar."
O técnico em mecânica Paulo Costa afirma que é comum a instalação de acessório em fios errados, prejudicando o funcionamento de componentes do veículo.
Ele esclarece que existem fios extras que saem da caixa de fusível do veículo. ``Os acessórios devem ser instalados nesses fios."
Costa diz que a bateria deve ter mais capacidade do que a especificada pelo fabricante, no caso de instalação de vários acessórios. ``O melhor é somar a amperagem dos acessórios e comparar com a capacidade de carga da bateria."

Texto Anterior: Equipe o carro com pouco dinheiro
Próximo Texto: Conheça as opções de antenas para carros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.