São Paulo, sexta-feira, 6 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Expedição faz censo dos botos-cinzas no CE

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Uma expedição de pesquisadores do Grupo de Estudos de Cetáceos do Ceará vai produzir um censo da população de botos-cinzas no litoral do Estado.
O grupo pretende ainda identificar os hábitos do boto-cinza, mamífero que também habita os rios da região amazônica, onde é conhecido como boto-tucuxi.
Segundo a pesquisadora Aline Cerqueira, a expedição, que teve início nesta semana, durará 90 dias e servirá para saber se a espécie está ameaçada de extinção.
Segundo Cerqueira, 22 exemplares do boto-cinza foram encontrados mortos no litoral cearense nos últimos três anos. Os animais apresentavam ferimentos causados por rede e sinais de afogamento.
Durante a expedição, pescadores serão orientados para não matar os animais. Cerqueira diz que os botos se alimentam de peixes e são vistos pelos pescadores como competidores.
Ela afirma ainda que os pescadores se irritam quando os botos ficam presos em suas redes e costumam matá-los, embora não aproveitem a carne. ``As redes são verdadeiras paredes invisíveis em alto-mar", diz.

Texto Anterior: Cemitério `despeja' os defuntos das sepulturas por falta de pagamento
Próximo Texto: Déficit de vaga gera 'exportação' de mortos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.