São Paulo, sexta-feira, 6 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC traz Volks para o Estado

EMANUEL NERI; ARTHUR PEREIRA FILHO
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador de São Paulo, Mário Covas, - ambos do PSDB - anunciam oficialmente hoje que a fábrica de motores Volkswagen será instalada em São Carlos (244 km a noroeste de São Paulo).
É o segundo grande investimento da empresa anunciado este ano no Brasil. O primeiro, uma fábrica de caminhões, está sendo implantado em Resende (RJ). FHC teve a participação na definição dos dois locais.
A escolha da Volkswagen por São Paulo é o resultado de uma ação política do presidente e também uma forma de contrabalançar a vitória do Rio no caso da fábrica de caminhões. Os dois investimentos são iguais -R$ 250 milhões de cada um.
Minas Gerais entrou na disputa das duas fábricas. FHC entende que os mineiros estão recebendo investimentos significativos da Fiat. O presidente vai influir na escolha do Estado que abrigará a fábrica da Renault.
A decisão da Volkswagen será anunciada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. De Brasília, FHC conversará por telefone com o governador e com a direção da Volkswagen, que vem direto da Alemanha para a solenidade.
A fábrica da VW em São Carlos entrará em operação em 1996. Em sua primeira fase, vai produzir 1.200 motores diários da versão popular do Gol. Vai empregar 300 funcionários.
Mas a opção por São Paulo tem um segundo objetivo -o fortalecimento político do governador Mário Covas, que, na avaliação feita em Brasília, está desgastado com o episódio do Banespa.
Na segunda-feira, ocorrerá o segundo lance dessa operação. FHC vem prestigiar o lançamento do programa de privatização do governo covista.

Colaborou ARTHUR PEREIRA FILHO, da Reportagem local.

Texto Anterior: SP negocia instalação de fábrica da Mercedes
Próximo Texto: Empresas de alimentos exploram o Mercosul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.