São Paulo, domingo, 8 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Endocrinologista diabético lança livro sobre a doença

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O endocrinologista Renato Oppenheim, 51, que tratou de pacientes com diabetes nos últimos 26 anos, descobriu que também tinha a doença em 90.
Ele conseguiu controlar inicialmente sua taxa de açúcar com uma dieta especial e com o uso de hipoglicemiantes orais (comprimidos que baixam o nível da glicose no sangue).
Em dois anos, o tratamento ficou pouco efetivo e o médico passou a empregar injeções diárias de insulina. O pai de Oppenheim também teve diabetes.
Na última quinta-feira, Oppenheim lançou o livro ``Fiquei Diabético. E Agora?" (Editora Saraiva, 182 páginas, R$ 15).
No livro, o médico procura mostrar o que se passa na cabeça de uma pessoa quando ela fica sabendo que é diabética.
Segundo Oppenheim, o livro vai muito além de um suporte técnico sobre o que é a doença e quais são as formas de tratamento. Ele é uma espécie de manual que ensina como o diabético deve lidar com sua doença e com as situações sociais.
``Se a pessoa aprende a se responsabilizar pelo seu tratamento e controlar bem a doença, ela pode ter uma vida absolutamente normal."
(JB)

Texto Anterior: Diabetes eleva o risco de problemas no coração
Próximo Texto: Metade dos doentes não sabe que tem problema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.