São Paulo, domingo, 8 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como vive o rotador

FERNANDO DE BARROS E SILVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O golfinho rotador (Stenella longirostris) é uma das 67 espécies de golfinhos que se conhecem. Vive em alto-mar, ao contrário de vários de seus ``primos", que habitam as costas marítimas.
O rotador pode ser encontrado nas faixas equatoriais dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, mas é em Fernando de Noronha que pode ser visto em maior número e com mais facilidade.
O primeiro relato sobre a existência de golfinhos lá data de 1506, durante a terceira expedição portuguesa ao local. Eram chamados na época de ``porcos do mar".
O golfinho rotador atinge em média 1,8 metro e pesa cerca de 90 kg. Chega a viver 30 anos em ambiente natural.
A espécie anda em bando. Os pesquisadores do Centro Golfinho Rotador já registraram cerca de 750 animais num único dia na Baía dos Golfinhos.
Eles usam a baía no período da manhã para descansar, se reproduzir e cuidar dos filhotes. A gestação de um golfinho demora dez meses e meio, e o filhote nasce com cerca de 80 cm.
Para ser fecundada, uma fêmea pode ter relação com até dez machos de uma única vez. Fernando de Noronha é o único ambiente natural do mundo em que já se conseguiu registrar em vídeo o instante da cópula entre golfinhos.

Texto Anterior: Navios afugentam golfinhos
Próximo Texto: O que são enzimas?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.