São Paulo, segunda-feira, 9 de outubro de 1995
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Futuros concorrentes apóiam a iniciativa

DA REPORTAGEM LOCAL

Os futuros concorrentes da Yakult gostaram da iniciativa. Eles elogiam a intenção da empresa de entrar no mercado de carnes especiais e acham que isso vai ajudar a popularizar o produto. O mercado ainda é pequeno. Não chega a 1% do total de carne bovina.
"Hoje, o fornecedor de carne é um anônimo. Quando a gente coloca uma marca no produto, dá uma garantia a mais ao consumidor", afirma Nelson Dalcanale, diretor comercial de carnes ``in natura" da Sadia, empresa que detém duas linhas de produtos no segmento: a Maturata, de carne maturada, e a Cortes Especiais.
"Isso é maravilhoso. Está até chegando atrasado. Devíamos estar fazendo há 40 anos", decreta Marcos Bassi, 35 anos de mercado, da butique de carnes do mesmo nome. "O mundo inteiro quer comer carne com pouca gordura".
"É uma excelente notícia para quem está no ramo", diz Istvan Wessel, dono da Wessel, empresa que, segundo ele, "trouxe" o processo de maturação para o Brasil. Ele afirma que a iniciativa vai ajudar a melhorar o padrão da carne brasileira.
A empresa tem quatro pontos-de-venda em São Paulo. Dentro de duas semanas, abre mais duas lojas na zona sul.
Bassi afirma que o diferencial de preço de cerca de 25% sobre os cortes comuns não significa que a carne seja mais cara.
Segundo ele, a carne especial passa por uma limpeza que os cortes comuns não têm -e por isso apresentam perda no preparo. A carne especial tem 100% de aproveitamento, argumenta.
"A falta de informação é o principal concorrente desse mercado", afirma Bassi. Segundo ele, o produto não deveria ser chamado de especial porque, no caso de sua empresa, a carne simplesmente "é tratada como deveria ser".
A Bassi tem oito pontos-de-vendas e 40 revendedores, além de uma churrascaria. Vende 250 toneladas de carne por mês, entre picanha, filé mignon e alcatra.
Na Sadia, as duas linhas especiais respondem por 10% dos negócios com carne bovina, segundo Dalcanale. O volume é de 400 toneladas por mês. Os 90% restantes são vendidos em embalagens de 30 kg, sem ossos, diretamente aos supermercados.
As linhas especiais são distribuídas pela Grande São Paulo, Brasília, Rio, Goiânia, Vitória, Belo Horizonte e Curitiba, mas o número de pontos-de-venda é limitado. A empresa já estuda ampliar a distribuição.

ONDE SABER MAIS
Yakult: tel. (011) 253-6311; Sadia: (011) 726-4430; Bassi: (011) 288-7099; Wessel: (011) 607-4561.

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