São Paulo, segunda-feira, 9 de outubro de 1995
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Estratégia é diversificação

DA REPORTAGEM LOCAL

A estratégia da Yakult é diversificar. Há 28 anos operando no Brasil, a empresa se prepara para lançar duas novidades ainda neste ano no mercado de alimentos.
Por enquanto é segredo, diz Sadao Iizaki, vice-presidente da empresa. Os produtos ainda não conseguiram registro no Ministério da Agricultura.
O carro-chefe da empresa continua sendo o Yakult, leite fermentado com lactobacilos vivos: 85% do faturamento.
Redes de varejo mais 6.000 vendedores ambulantes vendem por dia 2,5 milhões de unidades.
A produção consome 60 mil litros de leite por dia, um terço dos quais vem da fazenda da empresa, em Bragança Paulista (80 km ao norte de São Paulo), onde são criadas 2.000 cabeças. O restante vem de 500 fornecedores.
A empresa produz também suco de maçã e essências e camarões, o energético Taff Man-e e a linha de leite de soja Tonyu. A matriz, no Japão, espalhou filiais por 11 países, inclusive toda a Ásia.
O braço brasileiro, com 90% de capital japonês, faturou US$ 93,4 milhões em 1994. Para este ano, Iizaki espera um faturamento 30% maior. O lucro líquido foi de US$ 56,95 milhões no ano passado.

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