São Paulo, segunda-feira, 9 de outubro de 1995
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Produto com `cara de Brasil' faz sucesso

SUZANA BARELLI
ENVIADA ESPECIAL AO RIO

Produtos típicos do país, como caipirinha e guaraná, também têm o seu espaço na pauta de exportação das micro e pequenas empresas brasileiras para o Mercosul (Mercado Comum do Sul).
Para essas empresas, tais produtos têm o marketing ``Brasil" como principal atrativo de venda.
``Os estrangeiros ficam bastante atraídos com o guaraná, que é um produto natural, com cara de Brasil", diz o microcomerciante João Bosco de Souza.
Sócio da J.B.G.P. de Souza Indústria de Bebidas, ele produz por mês 8.000 litros de guaraná em pó e xarope de guaraná com a marca Manaós (o nome é baseado em uma tribo indígena do Pará).
Já estuda pleitear empréstimo bancário para aumentar a produção, que deve começar a ser exportada para a Argentina. Ele não revela o valor do empréstimo.
Souza participou da 2º Mercotrade, roda de negócios entre microempresários dos países do Mercosul e do Chile, que terminou na sexta passada, no Rio.
Também confiante em um produto típico do Brasil, a caipirinha, a empresa Time Gate tornou-se representante exclusiva da Ceprol, fabricante da bebida. Segundo o diretor comercial Leonardo Gazen, a Time Gate está negociando contratos com o Japão e deve fechar acordos de venda com o Mercosul.
A Jolema, empresa carioca com dez funcionários, é outra que aposta nos produtos com ``cara de Brasil". A empresa produz mel, guaraná, soluções de própolis e extratos de mel.Vera Parente, assessora comercial da Jolema, diz que a empresa quer ampliar seu número de clientes e estima que o Mercosul possa ser um bom mercado.

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