São Paulo, segunda-feira, 9 de outubro de 1995
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Escolha de carreira preocupa

ANTONINA LEMOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os estudantes das escolas públicas de São Paulo estão preocupados com o futuro. A disciplina que eles mais gostariam de ter como aula optativa, segundo o Datafolha, é a orientação profissional.
``Seria bom ter uma aula que nos ajudasse a escolher uma profissão, a gente tem muita dúvida", diz Ana Cristina Cezarino, 16, aluna do segundo ano da EEPSG Marina Cintra. Em geral, as escolas da rede pública não contam com apoio especializado para a orientação profissional de seus alunos.
A segunda disciplina mais escolhida foi a educação sexual, que perdeu só por um ponto para as aulas de reforço.
Essa seria a opção escolhida por Luís Bernardo Júnior, 16, aluno do segundo colegial da EEPSG Alberto Levi.
Já Samuel Souza acha que aulas que falem de realidade ``como política, cidadania, sexo e outras coisas" seriam as mais importantes. ``O problema do Brasil não é religião. É educação", resume.
``Acho importante ter mais aulas de química, física, matemática. Educação sexual e religião são coisas que a gente aprende na vida", diz.
A pesquisa Datafolha é um levantamento estatístico por amostragem estratificada com sorteio aleatório dos entrevistados. O conjunto da população estudantil do segundo grau da rede pública da cidade de São Paulo foi tomada como universo de pesquisa. O levantamento foi realizado em portas de escolas, distribuídas entre centro e periferia. Nesse levantamento, realizado no dia 2 de outubro de 1995, foram entrevistados 401 alunos do segundo grau. A margem de erro decorrente desse processo de amostragem total é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos e sobe para 7 pontos na leitura separada por região, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

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