São Paulo, terça-feira, 10 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para empresários, caderno da Folha torna eleições mais transparentes

DA REPORTAGEM LOCAL

O caderno Eleição S/A, publicado pela Folha no domingo, comprova que o bônus eleitoral, empregado nas últimas eleições para regularizar doações a candidatos, não funcionou.
A avaliação é de Ruy Martins Altenfelder Silva, diretor geral do Instituto Roberto Simonsen, entidade de estudos políticos da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Para ele, as reportagens da Folha mostram que há necessidade de aperfeiçoar o sistema de financiamento das campanhas políticas.
``O caderno especial é excelente, responsável e oportuno, principalmente neste momento que antecede as eleições municipais."
Altenfelder disse que a Fiesp defende a revisão do sistema dos bônus em busca de um procedimento que garanta a transparência das doações.
``Entendemos que o poder econômico ou de corporações não deve predominar nas eleições", disse Altenfelder.
Boris Tabacof, diretor titular do Departamento de Economia da Fiesp, disse que o mapa das doações publicado no domingo é um importante serviço à democracia brasileira, porque vai ampliar a transparência nas eleições.
``A partir de trabalhos como esse, o único caminho é para a frente e não para trás, porque precisamos de mais transparência nas campanhas eleitorais", afirmou.
Para Tabacof, o caderno especial da Folha é um ``bem" à opinião pública, porque ``ela tem de saber o que acontece nos bastidores das eleições".

Texto Anterior: Tesoureiros da eleição de 94 foram ``muito econômicos", ironiza PC
Próximo Texto: PDT avalia que lei eleitoral fere a Constituição e recorre à Justiça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.