São Paulo, terça-feira, 10 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta trajetória do arquiteto

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Sempre falta alguma coisa. E o editor de ``Carlos Bratke Arquiteto", Vicente Wissenbach, assume sinceramente a dificuldade de se publicar uma coletânea e se desculpa caso algum ``projeto significativo" tenha ficado de fora.
Mas não faltaram projetos ou desenhos que sintetizem o pensamento arquitetônico de Bratke. O que o leitor vai sentir falta, já que este livro é uma obra de referência, é de elementos que mostrem a trajetória de Bratke pela arquitetura.
Ou seja, os motivos que o levaram a abandonar as artes plásticas e se dedicar à arquitetura. E, depois dessa decisão, o leitor vai sentir curiosidade sobre as fontes de referência arquitetônica de Bratke e a sua relação com o traço forte e elegante de seu pai.
Em entrevistas a diversas publicações, Bratke já contou que uma espécie de inércia o levou para a arquitetura. Seu pai, arquiteto, manteve até os anos 50 um ritmo forte de trabalho no escritório, chegando, em cerca de 20 anos, a projetar mais de 400 casas só nos Jardins (zona oeste de São Paulo).
Com tudo isso à mão, nada mais tranquilo do que Carlos Bratke seguisse a profissão do pai. Mas ainda houve uma certa resistência com a arquitetura.
Aos 16 anos, Carlos Bratke começou a fazer Artes Plásticas na Faap. Terminou o curso e não teve jeito: fez arquitetura no Mackenzie.
Nos primeiros anos depois da formatura a pintura e a arquitetura ainda conviveram, mas esta acabou tomando seu tempo.
Sempre que questionado sobre qual escola de arquitetura pertence, Carlos Bratke evita o rótulo. Ele afirma que conseguiu escapar do pós-modernismo e que hoje agrega aos seus projetos a sua personalidade e um pluralismo de idéias e expressões arquitetônicas.
(VA)

Texto Anterior: Livro mostra produção de Carlos Bratke
Próximo Texto: L'Esquisse traz clima de `cinema noir'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.