São Paulo, terça-feira, 10 de outubro de 1995 |
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`The King's Consort' arrebata público
WILLIAM LI
Purcell viveu no período da restauração da monarquia na Inglaterra, após o golpe de Cromwell e as guerras civis. Um ano após seu nascimento, Carlos 2º é coroado rei, e ele viveu sob os reinados de Carlos, Jaime 2º e Guilherme e Maria. O clima, portanto, era de pompa e circunstância e a música de Purcell é majestosa, imponente, imperial, forte e orgulhosa, caracterizando nitidamente o barroco inglês. O barroco, que surgiu na Itália no início do século 17, assumiu características próprias nos países em que foi assimilado. Conhecemos mais o barroco italiano (Vivaldi, Corelli, Tartini), o alemão (Pachelbel, Bach, Haendel) e o francês (Couperin, Lully, Rameau). Nos países nórdicos, no entanto, o barroco não é tão ornamentado como o italiano ou francês, nem tão complexo e contrapontístico como o alemão. Na Holanda, cujo maior expoente é Jan Pieterszoon Sweelink, ele é sóbrio e contido. O barroco inglês é mais simples na escritura, mas cheio de vida e principalmente imponente e formal. Assim soou a orquestra de 14 músicos que tocou em instrumentos de época ou cópias delas, como o violino baixo e a tiorba (um alaúde grande que acompanha o cravo). As cordas dos instrumentos eram feitas de tripa, e a sonoridade do grupo era completamente diferente de uma orquestra moderna. A execução foi perfeita e cheia de vida. O vigor e a energia das interpretações arrebatou o público. Texto Anterior: Filme sobre cantora passa na TV dos EUA Próximo Texto: CD belga reúne percussão brasileira Índice |
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