São Paulo, terça-feira, 10 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`The King's Consort' arrebata público

WILLIAM LI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Estreou no sábado passado ``The King's Consort", um dos melhores conjuntos de música barroca da Grã Bretanha, e que executou um repertório exclusivamente com obras de Henry Purcell (1659-1695) em comemoração aos 300 anos de sua morte.
Purcell viveu no período da restauração da monarquia na Inglaterra, após o golpe de Cromwell e as guerras civis. Um ano após seu nascimento, Carlos 2º é coroado rei, e ele viveu sob os reinados de Carlos, Jaime 2º e Guilherme e Maria.
O clima, portanto, era de pompa e circunstância e a música de Purcell é majestosa, imponente, imperial, forte e orgulhosa, caracterizando nitidamente o barroco inglês. O barroco, que surgiu na Itália no início do século 17, assumiu características próprias nos países em que foi assimilado. Conhecemos mais o barroco italiano (Vivaldi, Corelli, Tartini), o alemão (Pachelbel, Bach, Haendel) e o francês (Couperin, Lully, Rameau).
Nos países nórdicos, no entanto, o barroco não é tão ornamentado como o italiano ou francês, nem tão complexo e contrapontístico como o alemão. Na Holanda, cujo maior expoente é Jan Pieterszoon Sweelink, ele é sóbrio e contido. O barroco inglês é mais simples na escritura, mas cheio de vida e principalmente imponente e formal.
Assim soou a orquestra de 14 músicos que tocou em instrumentos de época ou cópias delas, como o violino baixo e a tiorba (um alaúde grande que acompanha o cravo). As cordas dos instrumentos eram feitas de tripa, e a sonoridade do grupo era completamente diferente de uma orquestra moderna. A execução foi perfeita e cheia de vida. O vigor e a energia das interpretações arrebatou o público.

Texto Anterior: Filme sobre cantora passa na TV dos EUA
Próximo Texto: CD belga reúne percussão brasileira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.