São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Federação desmente exclusividade da Globo

LUIS HENRIQUE AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor de eventos esportivos da Federação Brasileira de Atletismo, Martinho Nobre dos Santos, negou ontem que a Rede Globo tenha o direito exclusivo de organização de maratonas oficiais em São Paulo. ``Isso não tem o menor sentido. Qualquer emissora poderia transmitir a prova", afirmou.
Em entrevista à Folha, o secretário de Planejamento, Roberto Richter, disse que a emissora foi escolhida para organizar e transmitir a prova porque teria apresentado um documento da Federação Internacional de Atletismo que garantiria sua exclusividade para organizar maratonas na cidade.
``A Globo me mostrou o documento e por isso nós fechamos com ela", disse Richter.
O secretário afirmou que o documento faz parte do ``processo da prova", mas que não poderia enviar uma cópia à Folha.
A federação brasileira é a representante oficial da federação internacional no país.
A prefeitura pagou à Globo R$ 1,2 milhão pela transmissão e organização da maratona.
Anteontem, o vice-presidente do SBT, Guilherme Stoliar, disse à Folha que faria a transmissão e organização da prova de graça para a prefeitura. Ela seria paga por patrocinadores.
A afirmação de Stoliar foi confirmada pelo Corusp (Corredores de Rua de São Paulo), grupo que idealizou a prova e que tinha um acordo de transmissão com o SBT.
Segundo o diretor de provas do Corusp, José Poppa, o grupo deixou a organização da corrida quando a prefeitura ``decidiu mudar seu nome de Ayrton Senna, como havíamos proposto, para Maratona São Paulo."
Ontem, pelo terceiro dia consecutivo, a Globo se recusou a falar sobre o assunto.
A Folha vem tentando desde segunda-feira uma entrevista com o superintendente comercial da emissora, Otávio Florisbal.
Ele foi indicado para falar sobre o acordo entre a Globo e a prefeitura pelo assessor de imprensa da emissora, Paulo Carneiro. Ele não atendeu nenhuma das ligações e nem respondeu os recados deixados com sua secretária.

Texto Anterior: Trecho em Pinheiros fica pronto dia 21
Próximo Texto: Vereadores querem abrir inquérito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.