São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 1995
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Embratel gasta R$ 9,714 mi em seis meses

DENISE MADUEÑO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Embratel (Empresa Brasileira de Telecomunicações) gastou nos seis primeiros meses deste ano R$ 9,714 milhões em publicidade. O valor é quase duas vezes maior que o total de 1992 e 1993, que somados correspondem a R$ 4,89 milhões.
O investimento supera, ainda, todos os gastos da estatal nos primeiros semestres dos últimos três anos -R$ 9,03 milhões.

Recorde em 94
No período de 1992 a 1994, o maior dispêndio anual da Embratel com propaganda ocorreu na época do lançamento do Plano Real e da campanha à Presidência da República (1994). Nesse ano, foram gastos R$ 33,5 milhões.
Os dados fornecidos pela estatal de telecomunicações mostram que sua conta publicitária foi dividida entre três empresas.
A fatia maior ficou com Artplan Publicidade. Entre junho de 1994 e junho de 1995, a empresa recebeu R$ 26,81 milhões.
No mesmo período, foi pago para a V&S Publicidade R$ 14,548 milhões. A agência Giovanni recebeu, entre janeiro de 1992 e dezembro de 1994, R$ 8,027 milhões.

Outras estatais
Os dados sobre os gastos com publicidade foram obtidos pelo deputado Chico Vigilante (PT-DF) por meio de um requerimento de informações à Embratel.
No mês passado, o deputado petista também recebeu os primeiros relatórios com as despesas publicitárias do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobrás e Vale do Rio Doce.
Entre janeiro e junho de 1995, o BB gastou R$ 36,79 milhões, a CEF R$ 15,323 milhões, a Petrobrás R$ 13,729 milhões e a Vale do Rio Doce R$ 1,128 milhão.
Na contabilidade dessas empresas estatais, também se verifica um crescimento das despesas com publicidade em 1994. O Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e a Petrobrás, fizeram maciços investimentos em propaganda durante o período do lançamento do Plano Real e da campanha presidencial, que culminou na eleição de Fernando Henrique Cardoso.
Em julho de 1994, durante o governo Itamar Franco, os gastos dos bancos federais e da empresa petrolífera estatal ultrapassaram os R$ 12,864 milhões, o mesmo que essas empresas investiram em publicidade nos quatro primeiros meses do ano passado.

Governo FHC
No primeiro semestre de 1995, as cinco empresas do governo federal que forneceram informações ao deputado Chico Vigilante investiram R$ 76,682 milhões em campanhas publicitárias.

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