São Paulo, sábado, 14 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economia é maior nos Estados mais ao sul

DA REPORTAGEM LOCAL

O horário de verão só é vantajoso nos Estados onde o tamanho dos dias é maior no verão.
Com o relógio adiantado, a luz do sol é mais aproveitada e há economia de energia.
Por isso, no Norte e Nordeste, onde os dias são quase do mesmo tamanho o ano inteiro por causa da proximidade com a linha do Equador, o horário não precisa mudar.
A linha do Equador corta a Terra no meio e é o ponto onde os dias e as noites são do mesmo tamanho. Por isso, quanto mais longe do Equador, maior será o dia quando for verão.
``Quanto mais ao sul do país, maior é o ganho de energia elétrica com o horário de verão. As diferenças são grandes", afirma Roberto Boszko, 48, professor pesquisador do IAG (Instituto Astronômico e Geofísico), da Universidade de São Paulo.
Bahia, Tocantins, Alagoas e Sergipe foram incluídos não por proporcionarem grandes ganhos de energia, mas a pedido dos governadores daqueles Estados.
Todos afirmam que são prejudicados com a diferença de horário em relação aos Estados do Sul e Sudeste do país. Eles afirmam que a diferença de horário atrapalha as relações comercias e bancárias.

História
O horário de verão foi instituído em 1931, mas só desde 1985 ele é adotado todos os anos.
Em 1985, o horário de verão foi adotado em todo o território nacional. No ano seguinte, o governo concluiu que, nos Estados das regiões Norte e Nordeste e no Mato Grosso (Centro-Oeste), a medida não seria vantajosa.
Em 1990, Mato Grosso e Bahia pediram para ser incluídos na mudança. Em 1992, o governo do Amazonas também pediu para que seus relógios fossem adiantados, mas a população reclamou e o horário de verão naquele Estado não foi mais adotado. No ano passado, nenhum Estado pediu para ser incluído no horário de verão.
``Em alguns Estados, o ganho de energia é pequeno, mas, se o governador quer e a população aprova, por que não incluí-los?", pergunta Celso Fioravante dos Santos, 46, coordenador-geral de Serviços de Eletricidade do DNAEE (Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica).
O ministério está fazendo uma pesquisa para saber a opinião da população sobre horário de verão.

Texto Anterior: Idosos têm mais dificuldade
Próximo Texto: Portugal muda Código Penal e incentiva penas alternativas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.