São Paulo, sábado, 14 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bósnia rompe trégua e 40 mil fogem

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Exército bósnio e forças croatas ignoraram o cessar-fogo iniciado anteontem e bombardearam a cidade de Prijedor, causando a fuga de 40 mil sérvios.
Informações da mídia sérvia diziam que os refugiados se dirigiam para Banja Luka (noroeste).
Cerca de 5.000 sérvios já teriam chegado à cidade. Banja Luka, cidade de 200 mil habitantes, já tem 170 mil refugiados sérvios. É a principal cidade da Bósnia controlada pelos sérvios.
Pelo menos quatro bombardeios atingiram Prijedor. O líder dos sérvios da Bósnia, Radovan Karadzic, estava em Prijedor para uma visita na hora dos ataques.
Karadzic pediu às suas forças a recaptura da cidade de Sanski Most e a defesa de Prijedor.
Ele também pediu aos Estados Unidos que usem sua influência para obrigar o cessar-fogo.
Os EUA exigiram de sérvios, muçulmanos e croatas que seguissem a trégua. O país considerou todos os grupos culpados pelo fracasso inicial do cessar-fogo.
Os sérvios ameaçaram se retirar do processo de paz com croatas e muçulmanos e pediram à comunidade internacional que faça o que for possível para impedir o avanço das tropas governistas.
As forças muçulmanas e croatas avançaram sua linha de combate em direção a Banja Luka, vindos de Sanski Most. Eles estão a 15 km da cidade e ameaçam tomá-la.
O Alto Comissariado da ONU para Refugiados disse que a tomada de Banja Luka causaria um desastre humanitário.
O governo de Banja Luka, temendo uma ofensiva, ordenou toque de recolher das 23h às 5h e fechou escolas e restaurantes.
Nos dois dias em que adiou o início do cessar-fogo, o Exército bósnio tomou as cidades de Sanski Most e Mrkonjic Grad.
Todas as cidades ficam no noroeste bósnio, região em que os conflitos se acirraram em setembro. O Exército bósnio tomou 20% do território do país em uma ofensiva na região.
A trégua começou à 0h01 de anteontem (20h01 de quarta em Brasília) depois do acordo de lideranças sérvias, croatas e muçulmanas.
Os sérvios bloquearam ontem um comboio das forças de paz da ONU que ia de Sarajevo para o encrave muçulmano de Gorazde. A ONU considerou a detenção uma violação da trégua.
Um tribunal dos EUA reabriu duas ações contra o líder sérvio Radovan Karadzic movidas por vítimas de atrocidades na Bósnia.
Em Kokici (noroeste), foi encontrada uma sepultura com os corpos de 15 soldados bósnios.

Texto Anterior: Parlamento da Áustria se dissolve; Willy Claes nega acusações de fraude; Menem quer assumir neta bastarda; Fotos de fezes reúnem 15 mil em Londres; Portugal convoca eleições presidenciais; Laguna do deserto pertence à Argentina; Ex-primeira-dama dos EUA teria espionado
Próximo Texto: Processo contra vice do Equador revela rede de corrupção no país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.