São Paulo, domingo, 15 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil tem 25 bancos estatais

SILVANA QUAGLIO
DA REPORTAGEM LOCAL

O sistema bancário do Brasil é o maior da América Latina, com ativos de mais de US$ 415 milhões. Cerca de 49% desse total pertenciam, em 31 de março de 95, aos bancos privados.
Também se comparado à Argentina, o sistema brasileiro está em nítida vantagem. Em 1993, segundo levantamento do analista da Moody's Francisco Abreu, grandes bancos comerciais brasileiros faziam quase tantas transações quanto o sistema argentino como um todo.
No final de 94, o Brasil tinha 228 bancos comerciais, 25 dos quais estatais ou federais. Compõem o setor privado do mercado 203 instituições. A grande maioria é de pequenos bancos. Apenas 38 detêm ativos de mais de US$ 1,5 bilhões -cinco dessas instituições são estrangeiras.
Considerando todo o sistema, 24 bancos são estrangeiros. A partir de 1988, quando foram instituídos os bancos múltiplos (que atuam em diferentes mercados do sistema financeiro) e apenas os bancos estrangeiros que já estavam no país puderam continuar atuando no mercado, o número de pequenos bancos aumentou.
Hoje, eles representam 90% das instituições do setor privado e 29% dos ativos do setor privado.
Segundo a análise de Francisco Abreu, a maioria desses bancos foi criada para tirar vantagem do lucro inflacionário e das oportunidades existentes durante o período de hiperinflação.
``Mas terão dificuldade em sobreviver se o Plano Real vingar e o nível da inflação se mantiver baixo", alerta.(Silvana Quaglio)

Texto Anterior: Ajuste no sistema bancário dos EUA causou falências
Próximo Texto: A taxa de juros e o emprego
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.