São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto Axé emociona Hillary

ANA MARIA MANDIM
ENVIADA ESPECIAL A SALVADOR

A primeira-dama dos Estados Unidos, Hillary Clinton, declarou-se ontem emocionada com o projeto Axé, de ajuda aos meninos de rua de Salvador (BA).
Ela se disse ``enormemente frustrada" em saber que um programa como esse poderia ser aplicado na cidade americana de Chicago e não o é por falta de informação.
Hillary Clinton também disse que ela e o marido, o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, estão ``muito impressionados" com o governo Fernando Henrique Cardoso, pelos progressos que o país vem fazendo na direção da estabilização econômica e dos direitos humanos.
Essas não foram as únicas palavras amáveis proferidas pela primeira-dama em sua visita a Salvador.
Ao final do espetáculo de uma hora e dez minutos apresentado de manhã pelas crianças e adolescentes do Circo Picolino, uma das atividades do Projeto Axé, ela disse que estava orgulhosa do que vira.

Elogio
``Vocês e suas famílias também devem estar orgulhosos, porque o que conseguiram é muito difícil", afirmou. ``Há muitas crianças no mundo que não têm essa oportunidade".
Sentada em uma cadeira de armar sob a lona azul e branca do Circo Picolino, Hillary Clinton acompanhou atentamente os números de trapézio, dança, ritmo, ginástica de solo, malabarismo e equilibrismo e aplaudiu a habilidade de monociclistas.
Ela sorria, balançava levemente a cabeça e batia palmas, marcando o ritmo da banda Axé e do grupo de Capoeira Erê, ambos integrados por crianças e adolescentes.
Fazia quase 40 graus sob a lona e Hillary aceitou um dos abanos de papelão que foram fartamente distribuídos ao público.
Cerca de 300 pessoas lotavam o circo, armado no Parque do Aeroclube, um amplo espaço aberto no bairro da Boca do Rio, orla marítima de Salvador.
O elegante tailleur cor de salmão que a primeira-dama norte-americana vestia na noite da véspera, em sua chegada à cidade, havia sido substituído por um conjunto de calça e jaqueta comprida de crepe de seda cinza claro.
Tinha os cabelos arrumados em um coque, brincos, colar trançado de pérolas e sapatos baixos de cor clara.
Com essa mesma indumentária foi aos compromissos seguintes de sua movimentada agenda na cidade: uma visita à Cidade Mãe, projeto comunitário da prefeitura, de ensino de artesanato e operação em computador, almoço no restaurante do hotel Meridien com 26 mulheres, a maioria das quais envolvidas em projetos comunitários, e uma visita à igreja de São Francisco, no bairro do Pelourinho, centro de Salvador.
Em Cidade Mãe, no bairro de Pau da Lima, norte da cidade, Hillary Clinton foi recebida pela prefeita Lídice da Matta.
Hillary Clinton retornou às 17h30 ao Meridien, onde está hospedada. Estava prevista para ontem à noite uma apresentação especial do grupo Olodum para a primeira-dama.

Texto Anterior: Interinos vão receber Arafat em sua 1ª visita
Próximo Texto: Meninos contam histórias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.