São Paulo, segunda-feira, 16 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os demitidos do BB e o franchising

MARCELO CHERTO

Nos seminários da série "Como Comprar Sua Franquia" e nas feiras de franquias que o Instituto Franchising vem realizando, tem sido possível perceber o interesse que os demitidos e "aposentados precoces" do Banco do Brasil têm no franchising. Muitos deles, que saíram do banco com uma graninha razoável nas mãos, vêem na aquisição de uma franquia a grande chance de virar donos do próprio negócio e formar patrimônio.
Esse interesse se faz sentir também na quantidade de exemplares do ``Guia de Oportunidades em Franchising", que o instituto vende para pessoas nessas condições. Pelo andar da carruagem, logo mais haverá uma leva de franquias tocadas por ex-integrantes do BB.
Só espero que, para o bem do franchising e dos franqueadores que concederão essas franquias, esses ex-bancários vistam a camisa das novas "famílias empresariais" a que se agregarão da mesma forma e com a mesma intensidade com que vestiram a do BB.

O Brasil já deixou de ser apenas um "importador de franquias e passou a "exportá-las". O melhor exemplo é a Localiza, 100% nacional, com sede em Belo Horizonte, que já implantou franquias de suas agências de aluguel de carros em todos os demais países do Mercosul, além do Chile e Aruba. E que, nos próximos dias, inaugura outras no Peru e na Bolívia.

Na semana que vem, estarei nos EUA com meus alunos das turmas 11 e 12 da Franchising University para conhecer por dentro as operações de franchising da Blockbuster (locadoras de vídeo), da Dryclean USA (lavanderias), da Holiday Inn (hotéis), da Futurekids (escolas de informática para crianças) e da New Horizons (centros de treinamento em informática para adultos). Pretendo voltar cheio de novidades para os leitores da Folha.

E, já que falamos em Blockbuster, vale dizer que sua loja do bairro do Itaim, em São Paulo, bateu o recorde mundial de faturamento mensal dentre as mais de mil lojas que integram a rede. O que poderá levar a masterfranqueada brasileira a aumentar seu ritmo de expansão. No momento, estão previstas para o Brasil cerca de 250 lojas, umas 60 em São Paulo.

Texto Anterior: Macrotendências da Previdência Social
Próximo Texto: A intolerância e as reformas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.